Evento:Como escolher livros para crianças? (cód.: Palestra) em 2015-03-18

Formador Carla Maia de Almeida*
Destinatários Professores, educadores, bibliotecários, estudantes, livreiros, promotores da leitura e público em geral, incluindo pais que se preocupam em fazer escolhas acertadas para os seus filhos.
Número minimo 50
Número máximo 80
Duração 3H
Horário Quarta-feira, 18 Março 2015 | 16h30m - Chegada dos participantes; 17h00m - Início; 20h00m - Fim
Local Sala: Galeria - Instituto Português do Desporto e Juventude - Rua de Moscavide, Lote 47101 - Parque das Nações em Lisboa
Acessos Oriente), Metro (Estação de Moscavide e Estação do Oriente), Veículo próprio (Estacionamento em redor);
Investimento Investimento: 10€ | Inclui: diploma de participação.
Observações Sinopse: «Posso comprar bons livros para crianças por menos de dez euros?». «Um livro só com ilustrações é para que idade?». «Que livro dou a uma criança que faz anos, mas não conheço?». «A minha neta não gosta de ler, que faço?». «Para quê dar livros que falem sobre a morte, se a vida já é difícil?». Estas são algumas das dúvidas que passam pela cabeça de quem entra numa livraria e se dirige à secção infantil, sozinho ou com crianças. O que deve ser uma experiência emocionante pode transformar-se numa perda de tempo, paciência e dinheiro. Mas escolher um livro é algo demasiado importante para ser deixado ao acaso. As boas histórias falam ao ouvido emocional da criança, por imagens e por palavras. Vale a pena investir tempo, sentido crítico e sabedoria de vida nessa escolha. Durante três horas, vamos mostrar livros e falar de critérios que ajudam a selecionar livros por idades, interesses, personalidades, temas, autores, editoras e outros tópicos.|*Formadora: Carla Maia de Almeida é jornalista de imprensa desde 1992 e escreve atualmente na revista LER sobre livros infanto-juvenis, área em que também faz traduções e formação. Integra a equipa de especialistas do Plano Nacional de Leitura. Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, tem uma Pós-Graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa. Tem seis livros publicados na Caminho: O Gato e a Rainha Só; Não Quero Usar Óculos, também editado no Brasil, Colômbia e Holanda; Ainda Falta Muito?; Onde Moram as Casas. Publicou ainda um conto na colectânea Capuchinho Vermelho: Histórias Secretas e Outras Menos (Bags of Books) e A Lebre de Chumbo, uma edição da APCC – Associação para a Promoção Cultural da Criança. Em Março de 2013 saiu Irmão Lobo, o seu primeiro livro para adolescentes e leitores mais crescidos (Planeta Tangerina), que integrou a lista White Ravens 2014. Vive em Lisboa e tem um blogue chamado O Jardim Assombrado.

Inscreva-se!