Evento:Inteligência Emocional (cód.: Palestra) em 2015-06-27

Formador Patrícia Vitorino*
Destinatários Todos/as interessados/as no tema;
Número minimo 30
Número máximo 50
Duração 3H
Horário Sábado, 27 Junho 2015 | 15h00m - Chegada dos participantes; 15h30m - Início; 18h30m - Fim;
Local Sala: Galeria - Instituto Português do Desporto e Juventude - Rua de Moscavide, Lote 47101 - Parque das Nações em Lisboa.
Acessos Autocarros (25, 44, 705, 708, 759, 782, 208), Comboios ( Estação de Moscavide e Estação do Oriente), Metro (Estação de Moscavide e Estação do Oriente), Veículo próprio (Estacionamento em redor);
Investimento Investimento: 10€ | Inclui: Diploma de Participação e Documentação.
Observações Sinopse: A Inteligência Emocional tem vindo a manifestar-se como uma aptidão fundamental em todos os domínios, assentando na capacidade de autoconsciência, controlo de impulsos, persistência, empatia e competências sociais. O défice de aptidões emocionais e a incapacidade de gerir emoções nos indivíduos podem gerar diversas dificuldades pessoais, familiares, escolares, na interação social e no trabalho. Atualmente, ainda possuímos o sistema emocional dos nossos antepassados que enfrentavam, regularmente, situações extremas. Este sistema, por vezes, supera o pensamento racional, sendo extremamente importante encontrar um equilíbrio inteligente entre a razão e a emoção.| Objetivos: Identificar as bases de “Literacia Emocional”. Desenvolvimento da consciência de competências intrapessoais e interpessoais que possibilitem, identificar as emoções, geri-las, utilizá-las para melhorar o raciocínio, compreendê-las e aplicá-las na vida pessoal e profissional.| Conteúdos Programáticos: Compreender a importância da inteligência emocional; Conhecer e compreender a natureza das emoções; Identificar as componentes de inteligência emocional; Apresentação das competências básicas da inteligência emocional: - Autoconsciência emocional - Autorregulação emocional - Automotivação - Empatia - Competências Sociais Treino de técnicas e estratégias de intervenção || *Mestre em Psicologia Clinica (2011) pelo Instituto Superior Miguel Torga e pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, pela Associação Central de Psicologia. Tem desenvolvido investigação e participado em seminários com temas na área da alexitimia (dificuldade no processamento e reconhecimento emocional). Dá consultas em clinicas, empresas e instituições privadas ligadas ao contexto escolar e ao apoio na gravidez e maternidade. Concilia esta atividade com a de formadora, ministrando várias formações na área das competências parentais, bullying, ansiedade aos momentos de avaliação, gestão de conflitos, inteligência emocional…

Inscreva-se!