Evento:Histórias Contadas da Boca para Dentro (cód.: 1244) em 2012-11-03

Formador Leticia Liesenfeld | Actriz profissional desde 1996, bacharel em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, e Mestre em Comunicação e Artes pela Universidade Nova *
Destinatários Professores, Animadores do conto, técnicos de bibliotecas, mediadores de leitura e público em geral.
Número minimo 10
Número máximo 15
Duração 6 H
Horário Sábado - 3 Novembro 2012 | 9h45m – Credenciação | 10h00m – Início | 11h30m – Pausa para coffee-break |13h15m às 14h30 – Pausa para almoço | 16h00m – Pausa para coffee-break | 17h45m – Fim
Local Instituto Português do Desporto e Juventude - Rua de Moscavide, Lote 47101 - Parque das Nações | Sala: Teca 1
Acessos Autocarros (25, 44, 705, 708, 759, 782, 208), Comboios ( Estação de Moscavide e Estação do Oriente), Metro (Estação de Moscavide e Estação do Oriente), Veículo próprio (Estacionamento em redor);
Investimento INVESTIMENTO: Inscrições até dia 29 Outubro 2012 - INVESTIMENTO: 40€ + 9.20€ iva = Total do investimento: 49.20€ | Inscrições após dia 29 Outubro 2012 - INVESTIMENTO: 45€ + 10.35€ iva = Total do Investimento: 55.35€ | Inclui: Documentação, coffees-breaks e Diploma de Participação.
Observações Este Workshop parte do trabalho sobre o “corpo que conta”. Aborda a expressividade do corpo (a sua presença, o seu gestual, dinâmica própria etc.) Assim como, a relação deste com o espaço, com os objectos e com o público e a convergência destes materiais no acto de contar histórias. O foco do atelier é desenvolver alguns pontos que sirvam de referência para uma utilização activa da expressividade do corpo por parte de quem conta. OBJECTIVOS: -criar um espaço de intimidade, envolvimento e identificação com a história; -Experimentar as potencialidades da combinação entre o gesto e a palavra no contar e ainda explorar a relação do corpo no espaço e com os objectos;Plano da Sessão:1º parte: O corpo aberto e consciente. Dinâmicas do movimento. O gesto e a comunicação. Espaços entre o sentido e o gesto: a criação de imagens.2º parte: O jogo. Intimidade e visualização – os laços criados com a história. Relação com o espaço, com o público e com objectos. Pequena composição. Apresentação e comentários.Utilizamos como objectos de experimentação para a criação de pequenas composições finais, cinco contos curtos: A Princesa e a Ervilha (H. C. Andersen); No aconchego da grande mãe (Marina Colasanti); Fabulário (Mário de Carvalho); Um segredo mal guardado (Álvaro Magalhães) e Uma História que começa pelo Fim (Manuel António Pina). || * de Lisboa; Lecciona na Pós-graduação em Livro Infantil da Universidade Católica Portuguesa. Desenvolve também projectos na área da mediação do livro e da leitura e participa regularmente em diversas produções teatrais em Portugal e no Brasil.

Inscreva-se!